sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Decor: Cortinas

Muita gente tem dúvidas de qual tipo de cortina usar e as cores. Vou mostrar alguns modelos de cortinas e falar um pouco sobre tecidos e as cores que podemos usar.

Cortina Romana
A cortina romana forma divisões que são enroladas mudando a altura da cortina. Esse modelo é usado para dá um ar mais clean ao espaço e pode ser encontrada e vários tipos de materiais: PVC, fibras naturais, poliéster.



Cortina Honeycomb
Esse tipo de cortina é ideal para melhorar as condições termoacústicas de um ambiente e aplicada normalmente em janelas estreitas. Na maioria das aplicações, elas são usadas quase translúcidas, pois permite a passagem da luz natural, mas isso não impede que ela seja em tecido blackout. Esse modelo filtra a passagem dos raios ultra violeta em até 99%.



Painel Europa
São usados em grandes proporções, dando sofisticação ao ambiente. Elas podem formam uma cobertura grande de paredes, cobrindo janelas e até as portas. Pode-se variar nas cores na hora da escolha, dando uma elegância ao espaço. O material utilizada é a fibra natural.



Cortina Rollux
Esse tipo de cortina pode ser usada em diversos ambientes em janelas e até para fazer separação dos espaços. Existe uma grande variação de texturas e cores, facilitando a escolha do cliente. Seu mecanismo roll-on facilita no funcionamento da cortina e limpeza. São fabricadas na maioria das vezes em tecidos naturais, translúcidos ou blackout.



Cortina de tecido (vara/bastão)
 As cortinas de tecido, trazem mais aconchego e elegância aos ambientes. São utilizadas em salas de estar ou de jantar e podem ser variadas mudando-se as cores e o tipo de tecido. Os tecidos mais usadas são o voil, seda, shantung e gaze de linho. O tecido tergal é mais utilizado no forro, quando são utilizadas sobrepostas. A vara é parafusada na parede e a cortina possui os ilhos, que facilita a instalação da mesma.


Cortina de tecido embutida
Segue as mesma orientações acima, só mudando no mecanismo de instalação, pois nesse caso é utilizado o trilho que pode ser embutido no rebaixamento de teto. Essa é uma das minhas preferidas.



Sobre as cores, prefiro e indico as cores mais claras, pois permitem a passagem da luz natural e dão um ar mais limpo e calmo ao ambiente (ex.: branco, bege, creme, cinza claro). As cortinas mais escuras são indicadas em espaços que não precisam da luz natural como a sala de tv, Home Theater( ex.: preto, azul marinho, cinza chumbo, marrom). As cortinas coloridas são adequadas em ambientes mais descontraídos tornando-se um destaque na decoração, por isso os outros itens devem ser em cores mais discretas.


Beijocas♥

Um comentário:

  1. Com certeza as cortinas fazem toda diferença na decoração dos ambientes ! Adorei as dicas bjo bjo bjo

    ResponderExcluir

esse espaço é de vcs!!!!! beijocas